GT02 – História da Educação

 

Coordenador: Carlos Eduardo Vieira (UFPR)

Vice-Coordenadora: Rosa Fátima de Souza (UNESP)

Representantes no Comitê Científico: Ana Maria de Oliveira Galvão (UFMG); Eliane Teresinha Peres (UFPel)

 

Local: Auditório 1 - UNINCOR

 

Segunda-Feira – 08 de Outubro

 

Horário

Atividade

 

08:00 – 12:00

 

Relatório do Comitê Científico e Comunicações da Coordenação do GT

 

Apresentação de Trabalhos

 

A arte de tornar ciência o ofício de ensinar: compêndios pedagógicos de Augusto Coelho

Carlota Boto (USP)

 

O método Lacasteriano e o ensino da ordem e da disciplina para os soldados do Império Brasileiro

Fátima Maria Neves (UEM)

 

Instrução e assistência na Capitania de Minas Gerais, das ações das Câmaras às escolas para meninos pobres (1750-1814)

Thais Nivia de Lima e Fonseca (UFMG)

 

 

12:00 – 14:00

 

 

Intervalo

 

14:00 – 17:00

 

Apresentação de Trabalhos

 

Manifestos e manifestantes na educação brasileira

Daniel Cavalcanti de Albuquerque Lemos (UFMG)

 

“A cultura liberta, o catolicismo escraviza”: Cecília Meireles e o ensino religioso nos anos 1930

Jose Damiro de Moraes (UNICAMP)

 

Trabalho Encomendado

 

Annales: História e Ciências Sociais

Jacques Revel (Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales)

 

 

17:00 – 18:00

Exposição dos Pôsteres

 

O comércio da instrução: a iniciativa particular no século XIX

Aline de Morais Limeira (UERJ)

 

A luz das lamparinas. As escolas noturnas para trabalhadores no Município da Corte (1860-1889)

Ana Luiza Jesus da Costa (UERJ)

 

Livros escolares na Corte Imperial: produção, difusão e circulação (1854 a 1878)

Giselli Baptista Teixeira (UERJ)

 

“Mulheres em sala de aula”: um estudo acerca da feminização do magistério primário na Corte (1879-1885)

Marina Natsume Uekane (UERJ)

 

Processo de escolarização e formas de socialização em Minas Gerais: anos 220/30, século XX

Cleide Maria Maciel de Melo (UEMG)

 

Rastros de leitores: um estudo nos livros escolares do acervo do museu da escola catarinense (décadas de 20 a 70 do século XX)

Maria Teresa Santos Cunha (UDESC)

 

Ordem no ensino: a organização da inspeção de professores no século XIX (1854-1865)

Angélica Borges (UERJ)

 

Educação e política em Minas Gerais: o caso das sociedades políticas, literárias e filantrópicas 1831/1840

Marcilaine Soares Inácio Gomes (UFMG)

 

 

18:00 – 20:00

 

 

Minicurso

 

Infância, Educação, Psicologia da Criança e Biologia, analisadas através das obras de Eduard Claparède, Maria Montessori e W. Blatz, e o Movimento e Estudos da Criança (Child Study)

Alessandra Arce (UFSCar)

 

 

20:00 – 22:00

 

 

Sessões Conversas

Reuniões de Intercâmbio Científico

Reuniões das Associações Científicas

 

 

Terça-Feira – 09 de Outubro

 

Horário

Atividade

 

08:00 – 12:00

 

Apresentação de Trabalhos

 

Circulação de modelos de leitura para professores:  Atualidades Pedagógicas e a Biblioteca Museu do Ensino Primário

Maria Rita de Almeida Toledo (PUC-SP)

 

Periódicos na literatura educacional dos imigrantes alemães no RS (1900-1939)

Lúcio Kreutz (UCS)

 

A fala oficial da falta de condições materiais para o exercício docente no século XIX em Goiás: sinais de um projeto educacional

Valdeniza Maria da Barra (UEG)

 

Culturas da escola: as festas escolares em São Paulo (1890-1930)

Renata Marcílio Cândido (USP)

 

 

12:00 – 14:00

 

Intervalo

 

 

14:00 – 17:00

 

Sessões Especiais

 

 

17:00 – 18:00

 

Apresentação de Pôsteres

 

O comércio da instrução: a iniciativa particular no século XIX

Aline de Morais Limeira (UERJ)

 

A luz das lamparinas. As escolas noturnas para trabalhadores no Município da Corte (1860-1889)

Ana Luiza Jesus da Costa (UERJ)

 

Livros escolares na Corte Imperial: produção, difusão e circulação (1854 a 1878)

Giselli Baptista Teixeira (UERJ)

 

“Mulheres em sala de aula”: um estudo acerca da feminização do magistério primário na Corte (1879-1885)

Marina Natsume Uekane (UERJ)

 

Processo de escolarização e formas de socialização em Minas Gerais: anos 20/30, século XX

Cleide Maria Maciel de Melo (UEMG)

 

Rastros de leitores: um estudo nos livros escolares do acervo do museu da escola catarinense (décadas de 20 a 70 do século XX)

Maria Teresa Santos Cunha (UDESC)

 

Ordem no ensino: a organização da inspeção de professores no século XIX (1854-1865)

Angélica Borges (UERJ)

 

Educação e política em Minas Gerais: o caso das sociedades políticas, literárias e filantrópicas 1831/1840

Marcilaine Soares Inácio Gomes (UFMG)

 

 

18:00 – 20:00

 

 

Minicurso

 

Infância, Educação, Psicologia da Criança e Biologia, analisadas através das obras de Eduard Claparède, Maria Montessori e W. Blatz, e o Movimento e Estudos da Criança (Child Study)

Alessandra Arce (UFSCar)

 

 

20:00 – 22:00

 

 

Sessões Conversas

Reuniões de Intercâmbio Científico

Reuniões das Associações Científicas

 

 

Quarta-Feira – 10 de Outubro

 

Horário

Atividade

 

08:00-12:00

 

 

Apresentação de Trabalhos

 

A incorporação do Instituto de Educação pela FFCL da USP: hipóteses para entender um campo cindido

Bruno Bontempi Júnior (PUC-SP)

 

Feminização do Magistério: contribuições da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino – 1922

Nailda Marinho da Costa Bonato (UNIRIO)

 

Balanço das Atividades do GT

 

Eleições da nova Coordenação e deliberações para a 31ª RA

 

 

12:00 – 14:00

 

Intervalo

 

 

14:00 – 17:00

 

 

Sessões Especiais

 

17:00 – 20:00

 

Assembléia Ordinária

 

 

20:00

 

 

Encerramento da Reunião Anual